Presidente dos Estados Unidos deu declarações nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (17), que marcou o terceiro e último dia da Cúpula do G7 na cidade francesa de Évian, o evento começou com uma reunião de trabalho na qual o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, brincou sobre seu papel de protagonista apesar de não ser o anfitrião. A declaração ocorreu em uma semana marcada por seu acordo com o Irã.
Na reunião, como de costume, Trump foi um dos últimos líderes a chegar, quando a maioria já estava sentada esperando. Ao entrar na sala do Hotel Royal de Évian, sede da cúpula, disse ironicamente, mas com semblante sério:
– Sou o chefe – falou.
Em seguida, ele reclamou do calor no local. O governante americano ainda continuou em tom irônico ao se dirigir às câmeras de televisão presentes, que nestas reuniões só podem gravar os minutos iniciais do encontro.
– Vocês querem ficar na reunião? Por mim, não há problema – declarou.
O comentário foi feito enquanto a imprensa estava sendo rapidamente acompanhada até a saída e Trump se sentava à direita do presidente francês, Emmanuel Macron, como em reuniões anteriores desta cúpula em Évian.
O encontro, que começou com uma hora de atraso, estava focado na busca por um “crescimento econômico equilibrado”. Nele, os líderes do G7 compartilharam a mesa com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e com o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Mathias Cormann.
*Com informações da Agência EFE




